14 de dezembro de 2010

COMPLETAMENTE VAZIO


Animação de Diego Urrutia


Divulga Cinema: Como surgiu a idéia e como foi trabalhado o roteiro?
 
Diego Urrutia: A idéia na verdade surgiu de um evento cotidiano, o simples fato de sujar e limpar a própria sujeira. As vezes eu me obrigo a limpar minha mesa de desenho, pois as folhas vão se acumulando e eu vou só empurrando para o lado, abrindo espaço para uma nova ilustração, com o passar do tempo ela acaba virando um estoque de folhas e desenhos velhos misturados a garrafas vazias e latas de cerveja, em umas dessas vezes encontrei um desenho antigo, e não acabado que eu gostei muito quando desenhei, mas se perdeu no meio das folhas, daí saiu a idéia de um curta sobre a historia de um desenho abandonado e solitário, que só queria aquilo que seu criador tanto prezava, e bebida.

Por ser um curta de apenas um minuto, e sendo animação, não criei um roteiro, e acredito que ninguém faça, pois o StoryBoard acaba se tornando mais importante e prático, se tratando de algo tão curto.



DC: Quanto tempo durou a produção?

Diego: A idéia já era antiga, anterior a faculdade de animação, quando surgiu a aportunidade de realmente trabalhar em algo meu, eu lembrei da idéia de fazer o curta, foram dois meses de trabalho, a produção é 100% minha.


Um mês em cima da mesa desenho estudando movimento e criando todos os desenho, que foram feitos quadro a quadro, em sulfite e Lapiseira Caran D´Ache 0,7mm.

DC: Como foi a gravação?

Diego: Complicado, pois não existiram gravações, mas Bueno, vou tentar adaptar a pergunta para a animação e não o Real Action, acredito que seria a montagem, o software usado, que é onde a gente realmente coloca movimento de câmera, zoom, enquadramento, percebe o timing entre outras coisas.


Existe apenas um cenário, o que facilitou, pois toda animação acontece sobre um único plano, o que há são diferenças de posicionamento de câmera, todos os desenhos foram levados para o Photoshop e separados do fundo, para que desse a impressão ao espctador que apenas o grafite se movia sobre o cenário, em toda animação foram usados dois softwares, Adobe Photoshop cs4 e Adobe Flash cs4. O cenário é 100% vetor, criado direto no flash, sem rascunho anterior.



DC: Quais foram os principais desafios?

Diego: A parte mais trabalhosa em uma animação 2D sempre é o desenho e o movimento que acabam absorvendo muito tempo, mas realmente, deixar todos os desenho com fundo transparente foi um trabalho infernal.

DC: Quanto tempo foi o total de trabalho em cima do curta?

Diego: É difícil somar as horas trabalhadas, mas diria que foram dois meses de dedicação, que ocuparam todo meu horário vago, que é quase zero diga-se de passagem.

Curiosidades

Diego: O desenho que eu encontrei perdido no meio da bagunça esta nos créditos do curta e hoje ele é quase uma representação minha, eu arte finalizei a ilustração para usar no curta, e hoje uso ela em vários lugares.
A garrafa de 51 foi comprada para o curta, e bebida depois de sua finalização.
O cenário do curta é realmente o meu quarto, a guitarra é uma copia exata da minha Guitarra Jackson D10 Pro.
O estalar de dedos do pianista, foi gravado em casa, sou eu mesmo estalando os dedos diante do microfone, quando a gravação não ficava boa eu tinha que esperar horas para estalar os dedos outra vez.

Nenhum comentário: