15 de dezembro de 2010

PEDRO PERTURBADO

Entrevista com Rogeane Martin, uma das animadoras do curta.

Como surgiu a idéia e como foi trabalhado o roteiro?

Animação demanda muito trabalho, ainda mais com apenas dois integrantes na equipe. Tínhamos pouco menos de 6 meses para apresentar o trabalho finalizado, para uma disciplina do curso. Optamos então por fazer comédia, já que não teríamos um compromisso de criar uma história muito elaborada, como nos drama e suspense. Nesse caso poderíamos juntar situações ditas “engraçadas” sem muito compromisso, tendo mais controle do tamanho do produto final. Se precisássemos de mais alguns minutos era só inventar alguma piadinha, se estive demais era só cortar alguma coisa, sempre, é claro, analisando essa necessidade enquanto a animação era produzida.

O roteiro e principalmente o personagem Pedro, teve por base o seriado "Monk", que é um detetive com sérias manias de limpeza e extremamente metódico. Então criamos Camila, que seria sua contraparte, para perturbá-lo e assim ter uma história.

Quanto tempo durou a gravação?

A produção, contando o roteiro e animação duraram uns 5 meses. A edição umas 2 semanas.

Como foi a gravação?

A nossa animação foi dividida entre os seus dois integrantes: Rogeane animou a Camila e Fábio o Pedro. Cenários e cenas a parte, cada um dava sua contribuição (não, não houve muita organização heheh).

Quais foram os principais desafios?

Tudo! Essa era a primeira vez que faríamos uma animação para valer e por nós mesmos, tendo toda a responsabilidade nas costas. Foi bem difícil, até porque não tínhamos idéia se as cenas iriam encaixar, se o "time" da movimentação dos personagens estava correto, a pressão que tivemos quanto a dublagem e a sonorização em geral. Isso tudo era um peso durante a produção, ficávamos quase o dia todo em frente ao computador animando, com aquele pensamento negativo nos perseguindo: todo aquele trabalho iria produzir algo consistente no final?

Quanto tempo foi o total de trabalho em cima do curta?

Quase 6 meses.

Curiosidades

A cena final, do verme no nariz do Pedro, não estava no roteiro. No últimos dias para iniciar a edição, eu estava sentindo que algo estava faltando, a animação deveria terminar na cena do hospital com a Camila falando aquela piadinha, só que a piadinha era muito fraca, e precisaria que o telespectador fizesse essa ponte com uma cena bem anterior, para fazer sentido. Então depois de viajar muito, veio essa idéia louca de dar um "close" no nariz do Pedro, que acabou sendo a cena mais legal, na minha opinião.

Nenhum comentário: